Fotos.pt

Artigos sobre fotografia

A Regras dos Terços

Levar sua fotografia para o próximo nível pode ser tão simples quanto seguir a Regras dos Terços, uma técnica de composição básica e fácil de usar que pode aumentar o engajamento do espectador, maximizar o impacto visual e transformar suas imagens de boas a ótimas. A Regra dos Terços fornece um meio para criar de forma confiável composições fotográficas equilibradas e visualmente agradáveis, baseadas na maneira como o olho humano se move naturalmente e se concentra ao visualizar uma imagem. Embora o princípio tenha sido usado por artistas ao longo da história, a técnica foi descrita pela primeira vez e recebeu seu nome no século 18 pelo pintor, autor e gravador John Thomas Smith. Desde então, a Regra dos Terços tornou-se uma das técnicas fotográficas mais amplamente reconhecidas e seguidas.

As Noções Básicas da Regra dos Terços

A Regra dos Terços é baseada em dividir uma imagem em uma grade simétrica de 3x3 como a configuração de um jogo da velha, com duas linhas verticais igualmente espaçadas que se cruzam com duas linhas horizontais igualmente espaçadas. Visualizar a grade sobrepondo sua imagem pode ser um desafio no começo, mas ela se torna automática e fácil, pois você usa a Regra dos Terços de forma consistente para compor imagens. Em alguns casos, sua câmera pode realmente criar a visualização para você; muitas câmeras digitais têm uma função interna conveniente que permite ao fotógrafo ver a grade através do visor.

A grade da Regra dos Terços vista através de um visor (Imagem por djanu)
A grade da Regra dos Terços vista através de um visor (Imagem por djanu)

Essa grade serve como estrutura na qual a pessoa e os objetos de interesse estão posicionados. Os quatro pontos em que as linhas se cruzam são os pontos focais mais fortes, e as próprias linhas são os segundos pontos focais mais fortes. A teoria por trás da regra é que colocar objetos de interesse nos pontos de intersecção ou ao longo das linhas, em vez de no centro da imagem, não apenas criará uma imagem equilibrada e visualmente atraente, como permitirá aos espectadores interagirem com a imagem mais naturalmente; estudos mostraram que a maioria das pessoas naturalmente se concentra primeiro em um dos pontos de interseção, e não no centro da imagem.

Usar a Regra dos Terços para compor fotografias garante que os espectadores sejam imediatamente atraídos para seu assunto sem distração ou confusão visual. Além disso, alinhar linhas horizontais ou verticais dentro da imagem às linhas na grade pode aumentar significativamente o impacto visual e permitir que o olho viaje naturalmente ao redor da imagem. Isso pode ser particularmente importante para as paisagens de terras, do mar ou qualquer imagem com uma linha de horizonte óbvia.

Usar a Regra dos Terços para compor suas imagens não só cria fotos que atuam de forma confiável, mas que também focam naturalmente, além de poder adicionar interesse e ajudar você a contar sua história, dando a suas fotos uma sensação de movimento, energia e direção.

Como Usar A Regra dos Terços

Depois de identificar os pontos de interesse na sua foto, comece a determinar quais são os mais importantes e mova-se até que os elementos-chave estejam posicionados nos pontos de interseção e nas linhas mais fortes da grade ou perto dela. Os objetos da sua imagem não precisam estar alinhados para se ajustarem exatamente à grade; próximo é bom, quanto mais próximo, melhor. Idealmente, o ponto de interesse mais importante na imagem estará alinhado com um ponto de interseção.

Alinhar o objeto com os pontos de interseção faz com que a imagem flua naturalmente
Alinhar o objeto com os pontos de interseção faz com que a imagem flua naturalmente

Quando o objeto é o único ponto de interesse na imagem, a posição mais forte é geralmente a interseção superior esquerda ou a linha esquerda. Quando há vários pontos de interesse na imagem, a posição mais forte geralmente é a interseção inferior direita. Mas as regras são feitas para serem quebradas, e vale sempre a pena tentar um objeto único em ambas as linhas de grade para ver qual funciona melhor com todos os outros elementos da foto.

Alinhar o objeto com a linha de grade direita dá o equilíbrio e impacto a imagem
Alinhar o objeto com a linha de grade direita dá o equilíbrio e impacto a imagem

Usar A Regra dos Terços nas Paisagens

A Regra dos Terços pode esclarecer o elemento-chave em uma foto de paisagem, guiando o olho do espectador e eliminando a confusão visual.

Colocar a linha do horizonte no centro da imagem tende a cortar efetivamente a imagem pela metade, o que pode impedir o olho de se mover naturalmente em torno da imagem inteira. Uma linha do horizonte centrada também pode dificultar para o espectador em como determinar qual parte da imagem é o ponto focal principal. Alinhar o horizonte com uma das linhas horizontais da grande estabelece de forma clara o assunto e cria um senso de fluidez que permite que os olhos viagem de forma natural pela imagem.

Alinhar o horizonte com a linha da grande horizontal superior deixa a terra e o rio mais importantes. Alinhar a ponte com a linha horizontal inferior guia o olho para a imagem
Alinhar o horizonte com a linha da grande horizontal superior deixa a terra e o rio mais importantes. Alinhar a ponte com a linha horizontal inferior guia o olho para a imagem

Se você posicionar o horizonte no terço superior ou inferior da imagem terá um papel importante na importância relativa da terra (ou da água, no caso das paisagens marinhas) e do céu; em geral, qualquer segmento da imagem que obtenha mais espaço será percebido como mais importante. Alinhar o horizonte com a linha horizontal inferior fará do céu o foco principal, e o alinhamento do horizonte com a linha superior colocará a ênfase principal no mar, terra ou estruturas.

Alinhar o horizonte com a linha de grade horizontal inferior faz do céu o elemento mais proeminente
Alinhar o horizonte com a linha de grade horizontal inferior faz do céu o elemento mais proeminente

As linhas de grade verticais também são importantes na composição de paisagens. Colocar um objeto grande como uma estrutura ou uma árvore no centro da imagem automaticamente faz com que isso dispute a atenção e o foco do espectador, o que pode não ser desejável se o que você está realmente tentando capturar é o belo pôr do sol. Mas ao colocar um objeto grande em alinhamento com uma das linhas verticais o transforma em uma âncora que enquadra e aprimora seu assunto.

Criar e Controlar um Senso de Movimento

A Regra dos Terços também é importante para criar e controlar um senso de movimento. Se você estiver fotografando um objeto em movimento, preste atenção na direção em que ele está se movendo e alinhe-o de modo que haja mais espaço na frente dele do que atrás.

Por exemplo, se você está fotografando um barco navegando para a direita, alinhe-o com a linha de grade vertical esquerda. Isso faz com que pareça que ele está se movendo em direção ao centro da imagem e direciona automaticamente o olho do espectador para a foto. Alinhar um objeto em movimento à direita com a linha de grade vertical direita fará com que pareça que o objeto está prestes a desaparecer e levará o espectador para fora da imagem.

Alinhar o barco com a linha de grade vertical esquerda dá uma sensação de espaço e movimento
Alinhar o barco com a linha de grade vertical esquerda dá uma sensação de espaço e movimento

Usar a Regra dos Terços para alinhar os objetos importantes na sua imagem pode dar ao expectador uma forte sensação de espaço e ajudar a contar uma história. Colocar o objeto mais importante em um ponto de interseção tenderá a trazê-lo para frente e dar-lhe mais impacto, enquanto os objetos secundários colocados em linhas de grade verticais tenderão a retroceder enquanto permanecem como parte da ação.

Alinhar o cachorro com os pontos de interseção inferiores faz dele o ponto focal da imagem e alinhar o fotógrafo com as linhas de grade visualmente cria uma sensação de espaço que ajuda a explicar o que está acontecendo na imagem.
Alinhar o cachorro com os pontos de interseção inferiores faz dele o ponto focal da imagem e alinhar o fotógrafo com as linhas de grade visualmente cria uma sensação de espaço que ajuda a explicar o que está acontecendo na imagem.

Usar a Regra dos Terços em Retratos

A Regra dos Terços pode ser inestimável ao fotografar retratos, adicionando equilíbrio, simetria e interesse e até mesmo ajudar a capturar a personalidade do sujeito. Posicionar o objeto de modo que o corpo fique alinhado com uma das linhas verticais e os olhos estejam alinhados com um dos pontos de interseção superiores acrescenta interesse à foto e elimina o efeito “canhoto” que o posicionamento central às vezes cria.

**

O objeto está alinhado com a grade vertical direita, com os olhos alinhados à grade horizontal superior

Alinhar o sujeito com a linha vertical direita ou esquerda depende em grande medida em qual direção o sujeito está olhando. Alinhar à linha vertical esquerda com os olhos no ponto de intersecção superior esquerdo é tipicamente a composição mais atraente se o sujeito estiver olhando para a frente ou para a direita, mas se o sujeito estiver olhando para a esquerda, tente alinhar o corpo à direita com os olhos com o ponto de intersecção superior direito. Alinhar o sujeito com a linha que é oposta ao sentido que eles estão olhando trará os olhos do espectador para a imagem e não para fora dela.

Alinhar os olhos do sujeito com a grade horizontal superior adiciona interesse e equilíbrio para este retrato centrado
Alinhar os olhos do sujeito com a grade horizontal superior adiciona interesse e equilíbrio para este retrato centrado

Se você estiver tirando foto de um grupo, você poderá usar as linhas de grade horizontais superiores e inferiores para alinhar seus sujeitos.

Quando Não Usar A Regra dos Terços - E Como Usá-la Depois do Disparo

A Regra dos Terços é uma ferramenta ótima, mas não é a escolha certa para todas as fotos. Há momentos em que usar a Regra dos Terços enfraquecerá ou derrubará o propósito da sua composição. Em alguns casos, a centralização de um objeto é a melhor opção; pode ajudar a demonstrar um senso de tamanho ou espaço e a centralização é uma maneira eficaz para enfatizar a simetria de um objeto.

Fotos do rosto geralmente devem ser centralizadas horizontalmente, mas usar a grade da Regra dos Terços para alinhamento vertical pode ser útil. Posicionar os olhos ao longo da linha horizontal superior geralmente cria uma sensação de equilíbrio e evita que o sujeito pareça perdido no enquadramento.

Se você acha que uma imagem existente poderia se beneficiar da Regra dos Terços, você sempre pode usar seu fiel programa de edição para obter uma composição equilibrada e harmoniosa. Muitos programas populares de edição de imagens, incluindo o Photoshop, incorporam um guia da Regra dos Terços na sua função de recorte. Se o seu editor de imagens não oferecer esse recurso, você ainda poderá usar a Regra dos Terços em uma imagem existente visualizando a grade sobre sua imagem e cortando-a para que os principais pontos de interesse fiquem alinhados com as linhas de grade e interseções.

Uma Diretriz Valiosa Para Ser Usada Com Discrição Criativa

A Regra dos Terços é uma das melhores técnicas de composição e mais confiáveis e em muitos casos usar isso resultará em uma foto mais forte, mais equilibrada e mais envolvente. Mas, como todas as regras, ela é quebrada quando a situação exige isso. Considere-a como uma diretriz, use-a quando for apropriado, mas sempre confie no seu bom senso criativo.